Uma nova parceria entre o Google e uma das principais instituições de direitos autorais do Reino Unido, a PRS for Music, promete criar um dispositivo que mensura de forma mais precisa quais músicas e quantas vezes elas foram tocadas em estabelecimentos físicos como bares, pubs e lojas em todo o mundo. O objetivo é gerar mais conhecimento sobre o cenário musical destes lugares e aumentar o pagamento dos artistas com base nos direitos autorais que eles têm sobre as suas produções, melhorando a precisão do conhecimento sobre o uso das músicas nestes cenários comerciais.
Até então, essas pesquisas e informações de reprodução musical, que influenciam nos ganhos que os artistas têm, eram realizadas com base em amostragens e pesquisas feitas em distribuidoras de rádio e TV, que são pontos que já têm oficializado o uso das músicas em trilhas sonoras, por exemplo. O dispositivo funcionará similarmente ao Shazam, aplicativo de celular que identifica músicas, usando como base a biblioteca de informações do Google. A ideia é que os dados obtidos nas coletas deste dispositivo cubram áreas maiores com menor esforço, tornando mais fácil o rastreamento da utilização das produções musicais e aproximando cada vez mais do real o retorno financeiro dado aos artistas.