New Amazonias Music - NA Music

Banzeiro – Dona Onete

Banzeiro – Dona Onete

Ouça aqui

Deezer

Aos 77 anos, Dona Onete dá impulso à sua trajetória pelo Brasil e o mundo levando a música paraense com o segundo álbum de sua carreira, Banzeiro (Na Music/Natura Musical). O nome do disco remete à onda forte provocada pelos motores de barcos que navegam pelos rios da Amazônia. Banzeiro será lançado em streaming dia 23 de junho com exclusividade no DEEZER e estará disponível para download e streaming dia 5 de julho no portal www.naturamusical.com.br. O show de lançamento em Belém será dia 8 de julho, na Noite Natura Musical, ao lado de Pinduca e de Saulo Duarte e a Unidade.

Com doze canções autorais, o disco inclui boleros e carimbós, além do frenético banguê. Com produção musical de Pio Lobato, o disco foi gravado no Estúdio APCE Music, em Belém. Além de Pio, que assina também as guitarras, integram a banda base do álbum os músicos JP Cavalcante (percussão), Vovô (bateria) e Breno Oliveira (contrabaixo). A produção executiva é de Rodrigo Viellas e Viviane Chaves, com gestão da AmpliCritiva.

O projeto que inclui a gravação do disco e shows de lançamento em Belém e Rio de Janeiro foi selecionado pelo edital Natura Musical 2014, com apoio da Lei Semear. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e apoiando iniciativas de preservação de nosso legado musical. O edital Pará, que existe há quatro anos, já lançou novos trabalhos da efervescente cena paraense, como Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Natália Matos, e também registrou nomes emblemáticos da cultura local, como Mestre Solano e Sebastião Tapajós. Agora, nos orgulhamos muito de estar ao lado de Dona Onete, num momento importante de sua carreira “, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

O escritor e jornalista Xico Sá diz tudo o que pensa sobre a força de Dona Onete e seu novo disco no texto abaixo:

“Moçada, mire-se no exemplo de Dona Onete, 77 anos de peleja, ciência da vida e “carimbó chamegado”. Que boniteza, a prova dos nove de que sensualidade não tem idade e que o preconceito não entra nessa festa. Danada. Quando os deuses dançam no terreiro, Eros capricha na coreografia, entre o profano e o sagrado.

A chapa esquenta, a diva paraense mostra logo de cara, com a faixa “Na linha do arco-íris”, que a caretice não está com nada, já era. Aceita, “o mundo está purpurinado”. E assim, o disco chacoalha no regionalismo afetivo do “tipiti” e do “banzeiro” e do “Pitiú”. E assim, cada vez mais caliente, a dama nos arrasta, que delícia cremosa, pelo salão da farra.

Porque é “no sabor do beijo” que você vai saber se é amor ou desejo. Seja o que for, vale a saliência e a vontade de se mostrar vivo, vivíssimo no jogo, erotizado na pista. Só não vale ficar feito um(a) caboclo(a) sem iniciativa, comendo a mosca da pasmaceira. Mire-se no exemplo de Dona Onete, exerça o pleno direito de sensualizar a existência, jogue um lero-lero, faça uma “Proposta indecente”, no ritmo safado e joiado dos arranjos dessa lindeza de música.

Viver é bolero, quebre a barreira da moral e do pudor, aí já estamos na faixa “Quando eu te conheci”, que gostosura sem gastura. Agora embalou de vez, repare na sabedoria dessa dama incrível, que compõe e canta, que chamega e embala, que cobra escanteio e corre para cabecear na área: “Oram vejam só, meu coração virou um grande brechó”. Segura, menina, ah esses guardados envelhecidos das artes do amor “vintage”.

Com Onete a gente desliza no salão, flutua lindamente com a moça… ao sabor do melhor “queimoso tremoso” do Pará. Feche os olhos, criatura, e sinta aquele beijo sabor jambu adormecendo o céu da boca. Ora direis, agora eu vi estrelas!

Pense numa mulher “Faceira”. Pensou? A própria. Flor no cabelo, saia rodada e pé no chão. Assim eu me acabo, valha minha Nossa Senhora de Nazaré, meu Deus me acuda.

Em “Sonhos de adolescente”, dona Onete bota mais quente ainda ao lembrar de Elvis Presley, Angela Maria, Cauby e, meu predileto do bolero cubano/caribenho, Bienvenido Granda, “el bigode que canta”. Escute bem devagarzinho e repita essa canção, haja play. Comovente. Bonita demais da conta, com o craque Pio Lobato dando show de produção, só para variar mais um pouquinho.

Moçada, sonhe, sonhe de olhos abertos nas ruas e de olhos fechados na dancinha gostosa com a sua parelha. Moçada, é isso que dona Onete nos ensina nesse discaço. Amar é pouco, sou devoto ajoelhado dessa incrível dama paraense.”

 

Natura Musical:
O Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e preservação da música brasileira, completou dez anos de atuação em 2015, contabilizando o apoio à realização de mais de 1250 produtos culturais (cerca de 1100 shows, 106 CDs, 21 DVDs, 18 livros e 5 filmes), com 1,3 milhão de pessoas diretamente impactadas e cerca de 118 milhões investidos. Hoje proporciona o lançamento de uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo Brasil, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente. O programa patrocina projetos prioritariamente por meio de editais públicos, que selecionam projetos de diversos formatos e estágios da produção cultural em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos.

A partir de 2016, o programa vai ampliar sua presença na programação cultural, com o patrocínio a uma nova casa de espetáculos em São Paulo e ao Auditório Natura Musical, no MIS, no Rio de Janeiro, com o objetivo de criar palcos permanentes para novos talentos e artistas consagrados. No ambiente digital, os canais Natura Musical são plataforma para o lançamento de singles, obras completas e outros conteúdos musicais exclusivos dos projetos patrocinados, com acesso gratuito.

OUÇA O CANAL DO NATURA MUSICAL NO SPOTIFY E SAIBA MAIS NO PORTAL

www.naturamusical.com.br

 

Banzeiro (Na Music/Natura Musical)

1 – TIPTI
2 – BANZEIRO
3 – NA LINDA DO ARCO-ÍRIS
4 – NO SABOR DO BEIJO
5 – PROPOSTA INDECENTE
6 – QUANDO EU TE CONHECI
7 – CORAÇÃO BRECHÓ
8 – QUEIMOSO E TREMOSO
9 – NO MEIO DO PITIÚ
10 – FACEIRA
11 – LUA JACI
12 – SONHOS DE ADOLESCENTE

TODAS AS FAIXAS COMPOSTAS POR DONA ONETE

 

Ficha Técnica:
Projeto concebido e dirigido por Amplicriativa
Produção Musical: Pio Lobato
Patrocínio: Natura Musical
Patrocínio Institucional: Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará
Direção Artística: Dona Onete, Rodrigo Viellas e Geraldinho Magalhães
Produção Executiva: Rodrigo Viellas e Viviane Chaves
Assistente de Produção: Marcel Arede e Joelle Mesquita
Projeto Gráfico: Roberta Carvalho
Assistentes fotografia: Lucas Silva e Thiago Pelaes
Produção fotográfica: Karol Amaral
Fotografia: Laís Teixeira
Abre letras: Luís Junior
Tipografia Abreletras: Fernanda Martins
Maquiagem: Fernando Alves
Acessórios: Naisha Cardoso


Translate »